A: Que fiz eu para ser portuguesa? Lutei durante anos pela minha obtenção de nacionalidade? Ou andei pelo mundo até decidir assentar neste lugar? Ou, ao nascer, resolvi que iria falar português como língua materna? Caramba, não. Nasci aqui. “Decantaram-me” aqui. Impuseram-me um país, uma língua, uma família, um estatuto social, depositaram expectativas e moldaram-me a essa imagem. Como posso ter orgulho numa coisa de que não sou culpada e para a qual não contribuí? O orgulho pela nação é a primeira coisa que os fascistas fazem celebrar e cultivar. É esse orgulho a primeira causa de intolerância. Esse orgulho primitivo que sabemos lá se acaso merece existir. É a primeira causa de conflitos. E, depois, já se sabe, de guerra. Por isso eu não tenho orgulho em ser portuguesa. Não tomo créditos pelo que outras pessoas fizeram. Não tenho orgulho em ser um ser humano. Nem sequer tenho muito orgulho em estudar na cidade onde nasci, porque me limitei a seguir o que esperavam de mim. Ser portuguesa é uma etiqueta, impressa debaixo da minha pele.
3 críticas: (+add yours?)
Não acho que ser portuguesa seja uma etiqueta, faz parte da tua identidade. É uma parte da tua personalidade, e com essa parte vêm outros aspectos, culturais por exemplo.
Acho que é uma visão pessimista demais, não se trata de um orgulho arrogante, o orgulho português pode ser um orgulho carinhoso, esse orgulho de que falas não tem de ser necessariamente autoritário, pode ser permissivo.
Uma família, uma língua ou país não são imposições. São motivos de celebração porque fazem parte de ti, não os deves comparar ao estatuto social, esse sim, é uma etiqueta porque não representa o que tu és.
;)
Entendo que por vezes nos irritemos com estes "rótulos", mas no fundo, não teríamos também de nos enervar também por sermos "etiquetados" de Humanos? Ou de Mulheres/Homens? Ou de Adultos/Crianças?
No fundo essas coisas definem-nos, não nos limitam. Nós é que temos que ser superiores a isso. Se nos sentimos apenas como mais um Português, então o problema está em nós e não no que nos define, não achas?
Ainda assim, achei o teu "desabafo" bastante interessante e bem expresso. :)
Muitas vezes penso nisso, porquê ter orgulho em ser portuguesa... para mim só tem lógica ter orgulho numa coisa em que sabemos ser bons, por exemplo ter orgulho em ser boa pessoa... Ser portuguesa não é ser melhor nem pior que ser de outra nacionalidade qualquer... e nisto lembrei-me de uma coisa, dou-me com bastantes homossexuais, muitos que dizem ter orgulho em ser gay, nunca percebi porquê... eu não tenho orgulho em ser heterossexual, não tenho orgulho em ser mulher... apenas sou o que sou... Ou eu não entendo o que é o orgulho, ou se ele é aquilo que penso, não percebo porque se tem orgulho de ser o que apenas se nasce a ser...
Enviar um comentário